A Camex

Imprimir

Currículo da Secretária





Ministra Tatiana Rosito



Tatiana Rosito nasceu em São Paulo, em 1972, e cresceu no Rio de Janeiro. É ministra de segunda classe da carreira diplomática, tendo ingressado no Instituto Rio Branco em 1994. Foi nomeada secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) em 5 de agosto de 2016. É mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Harvard Kennedy School, da Universidade de Harvard, e em administração de empresas pelo INSEAD e pela Universidade de Tsinghua. Graduou-se em economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez especialização na mesma área na Universidade de Brasília.

No exterior, foi ministra-conselheira e chefe do setor econômico e comercial na Embaixada do Brasil em Pequim (2009-2014), período de expansão das relações bilaterais e de abertura do mercado da China para produtos brasileiros. Atuou, ainda, como conselheira econômico-comercial na Embaixada do Brasil em Singapura (2006-2009), onde liderou a organização de missões comerciais e editou os primeiros números da revista "It´s Time for Brazil in Singapore". Como delegada do Brasil na Assembleia-Geral das Nações Unidas (2003-2004), em Nova York, esteve à frente das negociações sobre desenvolvimento econômico e sistema financeiro internacional.

No Brasil, foi chefe da Assessoria Especial do ministro da Fazenda (2015-16), quando coordenou os temas de mudança climática, em preparação para a Conferência do Clima de Paris. Exerceu também o cargo de assessora especial do ministro do Planejamento (2016) e assessora do secretário-geral das Relações Exteriores (2014). Na Presidência da República, foi assessora do ministro-chefe da Casa Civil (1999-2002), período em que atuou como representante na Câmara de Comércio Exterior e no Grupo Executivo da Indústria do Cinema - GDIC, entre outras funções.